Trilha de Palestras: Pensamento Crítico

Segundo o Word Economic Forum (WEF), a humanidade está ingressando na 4a Revolução Industrial, uma nova era em que a união de tecnologias digitais, físicas e biológicas modificará drasticamente não apenas o modo como vivemos, mas a maneira como trabalhamos.

Quais habilidades serão fundamentais então para prosperar nesse novo mercado de trabalho?  No relatório The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution, são reveladas as 10 habilidades que os profissional deverá possuir até 2020 e no próximo Trilha de Palestras do WLM-BR vamos falar sobre o Pensamento Crítico ou Reflexivo.

O pensamento crítico envolve lógica e raciocínio. O profissional deve ser capaz de usar a lógica e o raciocínio para questionar determinado problema. Deve considerar várias soluções para aquele obstáculo. Além disso, colocar os “prós” e “contras” na balança, a cada nova abordagem.

Mas segundo Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam, o conceito de pensamento crítico é mais amplo e traz uma abrangência que vai além de apenas lógica e raciocínio. “Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas.”

Para refletirmos sobre essa habilidade essencial não apenas para um profissional, mas para um cidadão que faz parte de uma população e um mundo cada vez mais diverso, onde: fazer perguntas que levem a uma melhor análise de cenários, ter um mind set que permita estar atento aos preconceitos e crenças , nos ajudará a tomar melhores decisões pessoais e profissionais, convidamos para a palestra: Pensamento Crítico.